sábado, 3 de janeiro de 2015

Restauração dá maior brilho à imagem de São Francisco




Restauração: Imagem de São Francisco de Assis

Restaurador: Walter Rinaldi

Texto e Fotos: Walter Rinaldi





Esta imagem foi esculpida em cedro, provavelmente entre as décadas de 50 e 60, e mede 86 centímetros de altura. O seu estado de conservação é relativamente bom, porém, possuía diversos pontos carcomidos pela ação de pragas. A mão direita havia sido quebrada, tendo havido a necessidade de fazer uma outra. A sua pintura estava bastante apagada pela ação do tempo e por isso recebeu uma nova, mas seguindo as características originais do vestuário utilizado pela tradição milenar franciscana. A peça também recebeu tratamento preventivo contra cupins e demais pragas.  


A mão direita havia sido quebrada e perdida.



A vestimenta do santo era da cor cinza e foi substituída pela cor original, a marron. Esta peça foi garimpada na loja de antiguidades "A Marquesa", do casal Franco José e Valéria, tendo sido, após a sua restauração, dada de presente a um casal de amigos de toda uma vida do jornalista Walter Rinaldi. O motivo: Marly e Francisco, mineiros das antigas, recentemente comemoraram as Bodas de Ouro de uma união recheada de amor, amizade e fidelidade.



Os cabelos e a barba de São Francisco foram repintados e receberam fios brancos, que são símbolos da sabedoria. Todo o trabalho de restauração foi executado de forma a garantir os detalhes mínimos que costumam ressaltar a antiguidade de uma peça assim. Com isto, mesmo sendo uma nova pintura, a peça se manteve fiel à ação do tempo, ainda que de forma artificial.



A nova mão direita  já colocada e pintada. E as faixas e demais adereços decorativos foram destacados através da aplicação de folhas de ouro italiano.




Os olhos do santo também foram repintados e ganharam maior brilho visando destacar a personalidade ímpar de São Francisco, o santo protetor da natureza.







Um comentário: